Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Iniciação ao culto de Òrúnmìlá - Isefá



Ogbè' Ìretè
 
 
Amigos, o Ilè Àse Efunlase na segunda quinzena do mês de julho próximo estará abrindo o calendário para iniciação ao culto de Òrúnmìlá, que será realizado na segunda quinzena de agosto, com duração de três dias.
Os interessados deverão entrar em contato através do e-mail ifa.dailha@gmail.com ou telefone 21 - 2631 0136, para que seja agendado o jogo (no segundo fim de semana de julho/2013)  diretamente com o Oluwo Ifarunaola Adesanya (efunlase.com), onde você também receberá informações sobre os custos da iniciação e todas as informações inerentes.
O período da iniciação é de três dias, começando na sexta-feira e terminando no domingo seguinte.
Se você deseja fazer sua iniciação em Isefá (primeira mão de Ifá, veja post aqui no blog) é chegado o momento.
Isefá não envolve culto de òrìsà dentro dos padrões conhecidos, não tem incorporação e o deixa mais perto de nosso maior profeta - Òrúnmìlá, o conhecedor do destino da humanidade, o grande mago da medicina que cura o espirito e o corpo, aquele que pode protelar o dia de nossa morte, o segundo na Ordem Divina de Olódùmarè, o detentor do oráculo sagrado e muito mais.
Ifá é mais que uma religião, é uma filosofia de vida que não está presa a dogmas ou regras, explica todos os fenômenos da natureza humana e do planeta através do Corpus Literário de seus 256 Odù.

Òrúnmìlá gbé wá o!
 

O sagrado Odù Ogbè'Ìretè (Ogbè'Atè) diz:


Ogbè venha e seja iniciado, a fim de ser confortável.

Para tirar a mão de Ifá e em seguida, ser iniciado, com orgulho em Ifá.

Estas foram às declarações de Ifá para Òrúnmìlá

Quando ele planejou iniciar seu filho.

Òrúnmìlá foi aconselhado a oferecer o sacrifício

Ele obedeceu.

Depois que recebi Isefá (a primeira mão de Ifá).

Meu pai, então, realizou Ìtelódù (iniciação em Ifá) para mim.

A falta de sabedoria

A carência de pensamento

Estes são os que obrigam as pessoas a serem iniciados repetidamente em três ocasiões

Depois de ser iniciada.

A questão da Èsù Òdàrà precisa ser levada a sério.

Por que a Èsù Òdàrà é dado a considerações extra depois de ser iniciado.

Não devemos usar uma corda desgastada e torcida para subir em uma palmeira.

Não devemos pular no rio sem saber nadar

Não devemos tomar riscos desnecessários que podem custar à vida

Não devemos roubar a esposa do Bàbáláwo.

Não devemos roubar a mulher do homem da medicina (Onísègun)

Não devemos ter conhecimento carnal ilícito de uma mulher ritualista.

Não devemos planejar o mal contra os nossos amigos e contra sua esposa

Não devemos mentir para o nosso Oluwo.

Qualquer questão que tenha sido exaustivamente discutida não se deve discuti-la novamente.

Òrúnmìlá foi à pessoa que iniciou Akódà

Ele também iniciou Asèdá

Ele também iniciou Àràbà.

Apenas Òrúnmìlá Àgbonìrègún.

Foi à pessoa que não sabemos quem iniciou.

Agora, depois de eu ter sido iniciado.

Eu vou complementá-la com a minha auto iniciação.

Todas aquelas coisas que são meus tabus.

Eu certamente irei evitá-las

Eu tendo sido iniciado

Vou me reiniciar, por mim...

Àse.

 
 

4 comentários:

  1. Olás tenho dúvidas em relação a imagem de iemanja, tenho um altar na cozinha onde tenho as 7 linhas, a Iemanja deve ficar em um local aberto tipo minha area onde tenho a fonte e é aberto, ou pode ficar dentro de casa junto das demais, obrigada

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Se você tem um local aberto, com uma cascata e que seja bom para acomoda-la, não vejo problemas. Bom mesmo seria perguntar ao seu guia mentor, concorda?

    Ire o.

    ResponderExcluir
  3. porque una iniciação isefa custa tão caro se no mínimo de três dias 10 mil reais ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo não fazemos balcão de negócios com o sagrado.
    Se alguém cobra este valor e você acha muito caro, não faça.
    Ifá fala em sacrifício 200% de seu tempo.
    O que é sacrifício?
    O que esperamos depois de fazer ebó?
    Resposta para amanhã ou para o ano que vem?
    Meio milagre ou o milagre inteiro?
    Nós não cobramos este valor, porém, quem determina valores não quer fazer sacrifício. Terminando, Ifá é um culto caro e dedicação por completo.

    Ire

    ResponderExcluir

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.